alto-falante

carta ao mano

Posted in futebol by Fabio Camarneiro on 05/10/2009

mano

Caro Mano Menezes,

Como você bem sabe, todo mundo que gosta de futebol tem um lado técnico. Mas, entre tantos amadores e seletos profissionais, acredito que você ainda é o melhor técnico do Brasil no momento.

Muitos vão reclamar dessa afirmação. Deixo claro que não se trata de desmerecer seus colegas Muricy Ramalho ou Vanderlei Luxemburgo (também excelentes). É apenas afirmar que, ao que parece, você tem mais visão de jogo e defende um futebol mais bonito de se ver.

Mano, como você bem sabe, ser treinador de uma equipe grande como o Corinthians não é fácil, ainda mais com uma Libertadores pela frente no ano do centenário do clube. Após a derrota para o Atlético PR em pleno Pacaembu, no último sábado, 3 de outubro, você avisou que pretende mudar o esquema tático do time. O 4-3-3 (que garantiu dois títulos este ano, do Campeonato Paulista e da Copa do Brasil) não está mais dando certo.

Claro que poucos entendem de futebol como você. Menos gente ainda sabe do cotidiano do clube, da relação com os atletas, da quantidade de fatores levados em consideração para se tomar uma decisão dessas. Mesmo assim, quero deixar aqui uma dica, que você pode perfeitamente desconsiderar.

O esquema seria o 3-5-2. Os zagueiros: Chicão, William e Diego. No meio: na direita, Alessandro; Elias (ou Jucilei) como volante; Defederico e Edno (garantindo a armação das jogadas) e, na esquerda, uma surpresa: Jorge Henrique. Na frente: Ronaldo e Dentinho.

A ideia do Jorge Henrique na esquerda veio, na verdade, do Victor Birner, em um comentário feito há algumas semanas na rádio CBN. À primeira vista, achei estranho. Depois, pensei melhor e percebi que havia algo bastante sensato aí.

Se Jorge Henrique preencher o vazio que existe no lado esquerdo do time desde a saída do André Santos, então, Mano, você terá conseguido transformar o Jorge em um dos mais versáteis jogadores do elenco corinthiano desde sempre!

Além disso, esse esquema poderia garantir uma zaga reforçada, e também dois jogadores atuando nas pontas (Alessandro e Jorge Henrique) que sabem avançar para o ataque e marcam muito bem. Defederido e Edno, uma vez bem entrosados, podem garantir a qualidade da armação. E, para Dentinho e Ronaldo, restaria caprichar na pontaria e mandar a bola para as redes.

Talvez nada disso faça muito sentido, mas não tem problema. Termino mandando votos de boa sorte e torcendo para que você encontre ainda um outro esquema tático, oxalá muito melhor que este aqui!

Um grande abraço do

Fabio Camarneiro

Advertisements

One Response

Subscribe to comments with RSS.

  1. Darcio Ricca said, on 07/10/2009 at 1:58 pm

    Querido Camarneiro:

    A respeito de sua carta, gostei muito! Uma paixão cururunesca com tutano!
    Com relação à escalação do “Curintia”, do melhor técnico do Brasil e, se não o maior, um dos melhores do mundo, Mano Menezes (olha que sou palmeirense, hein!), sugiro:

    Felipe

    William (líbero)

    Chicão Paulo André

    Alessandro Elias (Marcelo Mattos) Balbuena

    Defederico (Elias) Jorge Henrique (pela esquerda)

    Dentinho (Edno)

    Ronaldo


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: