alto-falante

uma vez flamengo… seis vezes flamengo

Posted in futebol by Fabio Camarneiro on 08/12/2009

Parabéns ao Flamengo pelo seu sexto título brasileiro de futebol.
Mas verdade seja dita: o time da Gávea não era a melhor equipe da competição.
Apesar de todos méritos do rubro-negro, o título deveria ter ido para o Internacional de Porto Alegre (como estava indo até que, no Maracanã, aos 24 minutos do segundo tempo, o zagueiro Ronaldo Angelim marcou o gol do titulo flamenguista).
Aqueles que defendem o campeonato de pontos corridos afirmam que esse sistema seria mais “justo” do que, por exemplo, um quadrangular final.
(Muitos pensam que “justiça” e futebol tenham algo a ver, ignorando o azar, essa coisa maravilhosa que muitas vezes decide um jogo ou um campeonato.)
Para complicar um pouco a questão, este ano o Flamengo foi beneficiado justamente pelo tal sistema de pontos corridos. O rubro-negro encarou, nas duas últimas rodadas, Corinthians e Grêmio, times cujo único interesse ao enfrentar o time carioca era… perder.
O primeiro, para prejudicar o rival São Paulo; o outro, para impedir o título do Internacional.
Esses times não necessarimanete perderam seus jogos de maneira deliberada. Porém, também não tinham motivação nenhuma para vencê-los. E se essas partidas valessem algo a mais para Corinthians e Grêmio? Teríamos os mesmos resultados?
Impossível saber.
De qualquer forma, certo corpo mole parece ter sido decisivo na reta final desse brasileirão de pontos corridos. O que não tira os méritos do Flamengo.
O rubro-negro não deve essa conquista a Adriano ou Petkovic, mas a Andrade.
Meio campo do Flamengo no início dos anos 1980 ao lado de Zico e Adílio, Andrade assumiu o cargo em julho, enfrentando desconfianças de todos os lados. Terminou como o primeiro treinador negro a ser campeão brasileiro.

Outro que assumiu o cargo em julho foi Muricy Ramalho, no Palmeiras.
O primeiro jogo do Palmeiras sob o comando de Muricy foi uma vitória sobre o Fluminense. O time chegava ao primeiro lugar na tabela. Pouco mais de quatro meses depois, após ser derrotado pelo Botafogo por 2×1 no Engenhão, terminou o campeonato em quinto, fora da zona de classificação da Libertadores.
A torcida alviverde deve estar pensando: se Jorginho tivesse continuado no time, teria se tornado outro Andrade? Um “interino que deu certo”?
Impossível saber.
Um fim melancólico para um dos favoritos ao título.

Advertisements

3 Responses

Subscribe to comments with RSS.

  1. Darcio Ricca said, on 08/12/2009 at 1:44 pm

    A conquista do Andrade, além de todas as questões muito bem abordadas pelo genial Camarneiro (negro, de fala calma e mansa e estudioso do jogo), contribuirá, mesmo que a longo prazo, para que treinadores sejam valorizados na medida certa. Salários como R$ 50.000,00 por mês, para times de ponta, são de ótimo tamanho e permitem ao treinador fazer seus investimentos para o futuro como negócios próprios, plano de previdência privada, educação formal (ser chamado de professor de verdade, não de forma simbólica).
    Um piso de R$ 120.000,00 está de bom tamanho somente para os grandes craques (menos da metade de hoje em dia). Palmeiras contava com a receita da Libertadores e vai quebrar a banca graças Muricy, Belluzo e Vágner Love.

    Celebridades como Muricy, Luxemburgo, Vagner Love, Robinho e tantos outros mercenários um dia terão seu lugar de merecimento: times pequenos com baixa folha de pagamento.

    Em, tempo: Jorginho, no mínimo, teria classificado o Palmeiras para a Libertadores.

    Abraços!

  2. bobbygee said, on 11/12/2009 at 5:28 pm

    Eu muito muito feliz. Eu sou Americano. Eu Flamenguista. Flamengo campeonato. Tudo vencer Rubro-Negro. Meuas esposa Carioca. Tudo bem. http://bobbygee.wordpress.com/

  3. Daniel said, on 14/12/2009 at 3:36 pm

    Com relação ao título ter ido pro Rio, fico satisfeito por algumas razões.
    Primeiramente pelo fato do técnico da equipe campeã ser quem é e ter a história que tem – tanto como futebolista brasileiro e como flamenguista; que dádiva não termos de aturar o pragmático Muricy Ramalho jogando confete no seu próprio “trabalho” e sechando o centro do universo, ou mesmo os menos arrogantes, mas não menos pragmáticos Celso Roth e Mário Sérgio terem algo pra festejar em suas medíocres carreiras como treinadores.
    Segundo pra deixar claro que salários astronômicos para peladeiros de quinta categoria e para técnicos megavalorizados não são garantia de nada; espero que os dirigentes assimilem isso de uma vez por todas.
    E sobetudo pela equipe carioca evitar a festa do time da purpurina, que se vencesse novamene seria heptacampeão em prepotência.
    Não faço a menor idéia dos resultados que o Jorginho conseguiria se fosse mantido no cargo. Mas acredito que o Palmeiras teria em campo um time mais confiante do que demonstrou ser na reta final, mais consciente de suas muitas limitações e certamente menos afoito e desorganizado. Não sei se seria capaz de encontrar alguma mágica pra substituir o zagueiro Maurício Ramos à altura ou mesmo pra fazer o volante Souza acertar passes de 2 metros, mas provavelmente não teria demorado tanto pra apostar no meia David Sacconi pra tentar melhorar, como melhorou, o meio de campo da equipe.
    Quanto ao sistema de disputa do campeonato, os jogos finais do Flamengo serviram também para desmistificar essa história de que em campeonato por pontos corridos (que aliás de tão interminável poderia muito bem ser chamado de pontos lentamente caminhados) todo jogo é uma final e vale alguma coisa. Valia o que pro Corinthians? E pro Grêmio?
    Acho que para vencer o campeonato de 2010, os times deveriam ivestir em uma comissão técnica menos custosa e mais acostumada a esse tipo de disputa. Sugeriria Janete Clair como treinadora e Gilberto Braga como auxiliar. Experiência de sobra na arte de enrolar uma história por mais de 8 meses…


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: