alto-falante

ai weiwei

Posted in artes plásticas, política by Fabio Camarneiro on 18/03/2012

Na foto acima, de 1995, o artista chinês 艾未未 (Ai Weiwei) quebra um vaso da ditadura Han.

Conhecido por seu posicionamento contrário ao governo chinês, Ai diz, em entrevista a Fabiano Maisonnave, publicada no caderno Ilustríssima (Folha de S. Paulo, 18 de março de 2012):

 

Comecei a usar o iPhone porque tem essa câmera de alta definição e eu preciso dela. O iPhone é um exemplo interessante. Todos adoram o iPhone, a nova geração adora, mas, ao mesmo tempo, essas fábricas exploram países como a China. As pessoas não têm direitos básicos, não existe a proteção dos sindicatos. Portanto, é um tipo de escravidão, já que os trabalhadores não têm escolha.

Se alguém pula da janela e sacrifica a vida aos 20 anos, não há outra explicação. É escravidão. E não foi só um, foram 20 trabalhadores [que se suicidaram em fábricas de iPhone]. Para a Apple é facílimo fazer fábricas na China, ela tem 1 milhão de trabalhadores.

Não queremos só ser politicamente corretos. Tendo ou não iPhone, todos participamos do desenvolvimento moderno. Você não precisa ter um iPhone para participar da poluição, da burocracia. É por esse motivo que todos devem ser conscientes dos direitos humanos. Ninguém é totalmente limpo, nosso conforto está sempre relacionado ao sofrimento de alguém.

Advertisements
Tagged with: ,

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: